terça-feira, 31 de agosto de 2010

ProUni muda a realidade do ensino superior no país


Criado pelo governo Lula, o Programa Universidade para Todos (ProUni) criou uma nova realidade no ensino superior do Brasil. Mas nem todos pensam assim e preferem combater o programa até na Justiça.

O Partido da Frente Liberal (PFL), hoje DEM, que é o partido do candidato a vice na chapa do PSDB, ingressou em 2004 com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Medida Provisória (MP), que criou o ProUni.

Ontem (29), o jornalista Elio Gaspari comentou a iniciativa do DEM contra o ProUni, em sua coluna publicada em vários jornais. Leia aqui o artigo "Se dependesse do DEM, o ProUni não existiria". "A ADI do ex-PFL está no Supremo, na companhia de outras duas e todas já foram rebarbadas pelo relator do processo, o ministro Carlos Ayres Britto. Se ela vier a ser aceita pelo tribunal, bye bye ProUni", diz Gaspari.

Na ação, o DEM pede a suspensão do programa até o julgamento do mérito da ação e contestaram vários pontos da MP, principalmente os que regulavam o novo arranjo tributário de incentivo às instituições que aderissem ao Prouni, o que se aceito pelo STF inviabilizaria a efetivação do programa. Ou seja, o PFL, hoje DEM, é contra que jovens de baixa renda tenham acesso ao Ensino Superior.

Até agora, mais de 700 mil estudantes em todo Brasil já se beneficiaram do Prouni. Sem ele, todos não teriam acesso à universidade. Neste ano, o presidente Lula recebeu uma turma de formandos do ProUni em Medicina (ver foto acima).

A candidata à Presidência pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff, tem alertado que, caso a oposição tenha êxito na ação que ainda tramita no STF, o ProUni corre risco de ser extinto e todos os matriculados com bolsas subsidiadas pelo governo federal perderiam o direito de estudar. Esse é o objetivo da ação no STF. A ação do DEM contesta ainda a concessão de créditos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), prioritariamente para as instituições credenciadas no ProUni.

Conheça aqui os avanços do governo Lula na Educação.

www.dilma13.com.br

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Influência oculta dos Espíritos


Quesito 459 do L.E.: "Influem os Espíritos nos nossos pensamentos e ações?" Resp.: "Neste caso, sua influência é maior do que pensais, pois muitas vezes são Eles que vos dirigem".

Os Espíritos Superiores foram sumamente felizes quando deram aquela resposta, em epígrafe, ao quesito formulado pelo nosso Sábio Kardec.

Se observarmos atentamente os fatos, chegamos à meridiana conclusão de evidência do aludido ensinamento. Sim, meus amigos, somos influenciados pelos Espíritos. Somos, ainda, flébeis caniços que se deixam balouçar pelos ventos da Espiritualidade. Conforme a nossa posição, conforme a nossa evolução, podemos ser balouçados para o mal ou para o bem.

Quando, ainda, jovem, como Advogado de Júri, em Catanduva, tive a oportunidade de defender um réu que havia cometido um crime de homicídio. Antes de defendê-lo, em plenário, disse-me o mesmo que só se lembrava do momento em que havia iniciado a discussão com o seu desafeto, mas, depois, "não viu mais nada" e "não se lembrava de mais nada", só tomou conhecimento de que havia cometido o crime de homicídio, quando se encontrava longe do local da cena delituosa. Eis aí, um caso típico da "privação dos sentidos", quando os Espíritos das trevas se aproveitam das brechas que se lhes apresentam e jogam as criaturas umas contra as outras.

Meus amigos, acabamos de ler um Livro de pequeno porte, mas de excelente conteúdo: "Caravana de Luz", pelo Espírito de Everilda Batista, psicografia de Robson Pinheiro Santos. Neste Livro Magnífico, o Espírito de Everilda, de forma simples e objetiva, nos mostra claramente a sua visão espiritual de nossa crosta. No capítulo XI, Everilda, na sua linguagem simples, como humilde observadora, apresenta-nos um quadro deslumbrante, dentro da sua observação espiritual:

"Fixando os olhos, pudemos observar como os encarnados apressados se locomoviam de um lado para outro no vai e vem das atividades de uma cidade grande. Alguns iam para o trabalho, outros para casa e outros se dirigiam, talvez, a alguma atividade de lazer ou, quem sabe, perambulavam por aí sem objetivo definido. Interessante é que, do "nosso lado", igualmente, uma verdadeira multidão de Espíritos se misturava com a população encarnada, formando um turbilhão de Seres, de Almas que conviviam num mesmo ambiente, muitos dos quais, no plano físico, sem suspeitar da existência desta outra população, cujo número excedia em muito o da população encarnada". (apud - "Caravana de Luz" - ed. Casa dos Espíritos - MG - 1999 - fls. 173).

Meus amigos, continua nos esclarecendo, o Espírito da nossa Irmã Everilda Batista:

"Observamos mais atentamente e vimos Espíritos que se apegavam a certos encarnados de forma tão íntima que era comum ver-se entre eles, desencarnados e encarnados, uma espécie de fios que se assemelham à visão espiritual, ligando as mentes que se sintonizavam. Vi que, quando um encarnado andava e em sua frente havia algum desencarnado, aquele literalmente atravessava o desencarnado, que não lhe causava nenhum obstáculo. Os próprios Espíritos, não todos, ao passarem onde havia algum objeto material, atravessavam-no como se nada houvesse". (apud - "Caravana de Luz" - fls. 175/176)

Nestas circunstâncias, com base neste depoimento do Espírito de Everilda, que não destoa dos Princípios da nossa Doutrina, podemos concluir que nós, (encarnados), e os nossos Amigos, (desencarnados), convivemos em um mesmo espaço, mas, em duas dimensões diferentes. Por estarmos, ainda, revestidos de matéria mais densa, com os nossos sentidos limitados por cinco acanhadas janelinhas, não podemos perceber a outra dimensão da vida que se cruza com a nossa própria e que é tão real como a Luz dos Astros.

Assegura-nos, ainda mais, nossa Irmã Everilda:

"Agora, como desencarnada, assombra-me a visão de tal magnitude. Uma população invisível, aos olhos dos humanos encarnados, perambula no meio deles, sem que estes, em sua maioria esmagadora, se conscientizem de que estão sendo influenciados". (apud - "Caravana de Luz" - fls. 184).

Meus amigos, ante o exposto, devemos nos convencer de que somos influenciados pelos Espíritos.

Sabemos que uma Casa limpa, sem poluição, sem os miasmas dos vícios e dos males, só poderá atrair somente Bons Inquilinos, os Bons Espíritos, por certo, procurarão a nossa Casa se ela oferecer boas condições de habitabilibidade e assim sendo haverão de nos influenciar somente para a prática das boas ações.

(Jornal Verdade e Luz Nº 175 de Agosto de 2000)

Ibope: Dilma aumenta vantagem sobre Serra e chega a 59% dos votos válidos


A pouco mais de um mês das eleições, a petista Dilma Rousseff tem 24 pontos de vantagem sobre o tucano José Serra e mantém a expectativa de vencer no primeiro turno, agora com 59% dos votos válidos.

Segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28) pelo jornal O Esrtado de S. Paulo, Dilma chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral.

Desde então, Serra passou de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, oscilou de 8% para 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

A performance de Dilma já se equipara à de Luiz Inácio Lula da Silva na campanha de 2006. Na época, no primeiro turno, o então candidato petista teve 59% dos votos válidos como teto nas pesquisas.

Geografia do voto. Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais - respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do País.

No Rio de Janeiro, terceiro Estado com a maior concentração de eleitores, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%).

Na divisão do eleitorado por regiões, Dilma registra a liderança mais folgada no Nordeste, onde tem mais que o triplo de votos do rival (66% a 20%%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%.

A Região Sul é a única em que há empate técnico: Dilma tem 40% e Serra, 35%. A margem de erro específica para a amostra de eleitores dessa região chega a cinco pontos porcentuais. Mas também entre os sulistas se verifica a tendência de crescimento da petista: ela subiu cinco pontos porcentuais na região, e o tucano caiu nove.

Ricos e pobres. A segmentação do eleitorado por renda mostra que a candidata do PT tem melhor desempenho entre os mais pobres. Dos que têm renda familiar de até um salário mínimo, 58% manifestam a intenção de votar nela, e 22% em Serra.

Na faixa de renda logo acima - de um a dois salários mínimos -, o placar é de 53% a 26%. Há um empate entre a petista (39%) e o tucano (38%) no eleitorado com renda superior a cinco salários.

Também há empate técnico entre ambos no segmento da população que cursou o ensino superior. Nas demais faixas de escolaridade, Dilma vence com 25 a 28 pontos de vantagem.

A taxa de rejeição à candidata petista oscilou dois pontos para baixo, mas se mantem praticamente a mesma desde junho, próxima dos 17%. No caso do candidato tucano, 27% afirmam que não votariam nele em nenhuma hipótese.

A disparada da candidata apoiada pelo presidente Lula disseminou a expectativa de que ela vença a eleição. Para dois terços da população, a ex-ministra tomará posse em janeiro como sucessora do atual presidente. Apenas 19% dos eleitores acham que Serra será o vitorioso.

Mulheres. Com boa parte de sua propaganda direcionada à conquista do eleitorado feminino - dando destaque à possibilidade de uma mulher assumir pela primeira vez a Presidência -, Dilma cresceu mais entre as mulheres (nove pontos) que entre os homens (cinco pontos).

Na simulação de segundo turno, a vantagem de Dilma entre as mulheres é agora praticamente a mesma que entre os homens, um fato inédito na campanha. O próprio Lula sempre teve mais votos entre os homens.

A pesquisa mostra que 57% dos eleitores já assistiram a pelo menos um programa do horário eleitoral.

Segundo o Ibope, 50% dos brasileiros preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente, e 9% tendem a optar por um representante da oposição. Do total do eleitorado, 88% sabem que Dilma é a candidata de Lula.

O governo do presidente é considerado ótimo ou bom por 78% dos brasileiros. Outros 4% consideram a gestão Lula ruim ou péssima.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Boa oportunidade... Estágio remunerado !!!!!!!!!!!



*Estágio*

> A Eletrobras Eletronuclear mantém seu processo de seleção de estagiários aberto, para várias formações acadêmicas. Os interessados deverão preencher o formulário "Inscrição de Candidato a Estágio", atentando para os requisitos obrigatórios abaixo, cujo não atendimento a qualquer um deles implicará na sua exclusão do processo de seleção:Coeficiente de Rendimento Escolar/ Média igual ou maior que 6,5 em 10(eliminatório);Estar cursando a partir do 5º período do curso de graduação, para estudantes do 3º grau; Estar cursando a partir do 2º ano para estudantes de ensino técnico fundamental (médio técnico); A Instituição de Ensino deverá ser conveniada com a Eletrobras Eletronuclear. Esta informação deverá ser obtida na Instituição de Ensino. Informamos, abaixo, os valores referentes a Bolsas e o benefícios concedidos pela Eletrobras Eletronuclear, bem como a relação de Instituições de Ensino que mantemos convênios:

Nível Superior

4 (quatro) horas = R$ 525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais); 6 (seis) horas = R$ 785,00 (setecentos e oitenta e cinco reais).

Nível Médio Técnico

4 (quatro) horas = R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais);

6 (seis) horas = R$ 625,00 (seiscentos e vinte e cinco reais).
Benefícios concedidos
Vale Transporte (conforme a legislação);
Ticket Refeição = R$ 20,00 (25 unidades por mês) somente para os estágios remunerados; Seguro de Vida em Grupo (custo total da Empresa).Relação dos Cursos que a Eletronuclear disponibiliza, para o processo de estágio:
NÍVEL SUPERIOR - RIO

ADMINISTRAÇÃO | ARQUITETURA | ARQUIVOLOGIA | BIBLIOTECONOMIA | CIÊNCIAS
> CONTÁBEIS | COMUNICAÇÃO SOCIAL | DIREITO | ECONOMIA | ENGENHARIA CIVIL |
> ENGENHARIA ELÉTRICA | ENGENHARIA ELETRÔNICA | ENGENHARIA DE MATERIAL |
> ENGENHARIA MECÂNICA | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA QUÍMICA |
> ENGENHARIA METALÚRGICA | ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃO | FÍSICA |
> GEOGRAFIA
> | INFORMÁTICA | LETRAS | METEOROLOGIA |
> OCEANOGRAFIA | PSICOLOGIA | SECRETARIADO EXECUTIVO | SERVIÇO SOCIAL |
> RELAÇÕES INTERNACIONAIS
> NÍVEL SUPERIOR - ANGRA
> ADMINISTRAÇÃO | BIOLOGIA| ENGENHARIA AMBIENTAL |ENGENHARIA CIVIL |
> ENGENHARIA ELÉTRICA | ENGENHARIA ELETRÔNICA | ENGENHARIA DE MATERIAL |
> ENGENHARIA MECÂNICA | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | ENGENHARIA QUÍMICA |
> ENGENHARIA METALÚRGICA | ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA |
> QUÍMICA

> NÍVEL TÉCNICO - RIO
> TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO | TÉCNICO EM INFORMÁTICA | TÉCNICO EM
> SECRETARIADO
> NÍVEL TÉCNICO - ANGRA
> TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO | TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES | TÉCNICO EM
> ELETRÔNICA |
> TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA | TÉCNICO EM INFORMÁTICA | TÉCNICO EM MECÂNICA |
> TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE |
> TÉCNICO EM QUÍMICA | TÉCNICO EM RADIOLOGIA | TÉCNICO EM SECRETARIADO |
> TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

> Por ocasião da convocação para entrevista na Eletrobras Eletronuclear,serão necessários os seguintes documentos: Foto 3/4 recente; Curriculum vitae atualizado; Boletim / Histórico escolar (comprovando o Coeficiente de Rendimento/ Média Escolar exigido);Declaração da Instituição de Ensino comprovando o período/ano mínimo definido acima com a data de previsão de término do curso; Caso a Instituição de Ensino seja particular, é necessária a apresentação de comprovante de pagamento da mensalidade escolar. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato:no horário comercial, pelos telefones: 2588-7485 (Juliana); 2588-7464 (Luciana), ou, a qualquer momento através do e-mail corporativo:

> . estagio@eletronuclear.gov.br.

Justiça Divina


“A cada um será dado segundo as suas obras” - Jesus (Mateus, cap. 17, v. 27)

Lei de Causa e Efeito é a lei divina pela qual a cada ato do ser, corresponde um efeito, um estado, uma obra. No plano físico, a terceira lei de Newton estabelece que quando um elemento material interage com o outro, provocando nele uma força, sofre, automática e instantaneamente uma força contrária de mesma intensidade. No plano espiritual ocorre o mesmo fato. O Espírito tem a liberdade de ação. Pode agir corretamente, ou seja, de acordo com a Lei divina, produzindo, como resultado, o seu progresso e, conseqüentemente, felicidade, satisfação. E pode agir de maneira contrária à lei divina. Como resultado experimentará a frustração, o sofrimento, até compreender a lei de melhor modo.

No Livro dos Espíritos, questão 807, indaga: “Que pensar dos que abusam da superioridade de sua posição social para oprimir o fraco em seu proveito?” Resposta: “São infelizes. Serão oprimidos por sua vez e renascerão numa existência em que sofrerão tudo o que fizeram sofrer”. E no evangelho de Mateus, cap. 5, vers. 25 e seguintes, recomenda Jesus: “Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho”. No capítulo X, item 6, de “Evangelho Segundo o Espiritismo”, Allan Kardec considera que na prática do perdão e do bem em geral há, além de um efeito moral, também um efeito material. Porque quando perdoamos; e quando procuramos fazer o bem estamos realizando boas causas, lançando boa semente ao solo da vida que, por certo, beneficiarão o próprio semeador.

Os ensinos de Jesus são claros a esse respeito, e é tão lógica e digna do Criador essa lei que é difícil entender porque ela não é mais estudada e divulgada. Naturalmente a dificuldade de entendimento da referida lei está ligado à dificuldade que se tem em aceitar a imortalidade do Espírito, e o seu processo evolutivo ao longo do tempo. Sim, porque ao considerar a vida apenas no curto período que vai do berço ao túmulo, inúmeras causas, que produzem efeitos nesta existência, ocorreram em épocas anteriores, e, por outro lado, efeitos de causas da existência atual só vão aparecer no futuro, fora do período acima referido, dificultando a compreensão da lei. A má ação pode não dar frutos imediatos, assim como o leite derramado não azeda imediatamente. Enquanto a má ação não produz resultados, o perverso nela se satisfaz. Mas chegará o momento em que ela lhe trará frutos amargos. Por outro lado, a pessoa age corretamente com os outros, auxilia, procura fazer o bem, e o resultado não aparece, a curto e médio prazo. A pessoa às vezes desiste de praticar o bem porque desanima, não vê resultados. Entretanto, os estudiosos do assunto afirmam com segurança: “Nem no ar, nem nas profundezas do oceano, nem nas cavernas das montanhas, em nenhum outro lugar do mundo podemos nos abrigar do resultado do mal, ou do bem praticados”.

O aparecimento dos efeitos
O aparecimento dos efeitos de uma determinada ação pode ser:

a) a curto prazo, até de imediato, Ex.: Um acidente de veículo, ou outro acidente qualquer, por imprudência. Uma agressão verbal, ou física, e a conseqüente reação do ofendido, etc.;

b) a médio prazo (após a morte do corpo físico); e

c) a longo prazo (em outras existências)

Os fatos que ocorrem em nossas vidas têm causas e terão conseqüências. As condições em que vivemos neste momento são resultado do que fizemos no passado. Algumas das circunstâncias que nos rodeiam no presente são conseqüências do que fizemos há pouco tempo, e outras vêm de passado remoto. Ex.: A pessoa pode comer em excesso, alimentos prejudiciais à saúde, ou se entregar a vícios (fumo, alcoólicos, etc.) e as conseqüências só vão aparecer depois de algum tempo. Ou agir corretamente com os outros (auxiliando, desculpando, colaborando) e o resultado dessas voas ações só surgirão tempos depois. Quando o efeito aparece, de causa que ficou há muito no passado, a pessoa atribui ao destino, a castigos de Deus, ou à sorte. Os instrutores espirituais, (entre eles André Luiz) nos esclarecem que há ações de conseqüências tão graves, tão fortes, que o Espírito só vai poder suportá-la (a conseqüência) muito tempo depois, após várias existências, após ter evoluído, amadurecido, enfim reunido condições para resgatar o seu débito. Se a conseqüência de tais desatinos se dessem em menor espaço de tempo, o Espírito não teria forças para suportar.

Importante destacar que o objetivo da Lei não é punir, mas educar. Aprender o valor do bem às vezes passa por aprender o valor do mal, valor que não pode ser sentido, por vezes, a não ser que fira o próprio sujeito, que desmanche o próprio orgulho. Pode parecer punição, mas sempre encerra a sabedoria de Deus. O pior erro é congelar-se mentalmente naquilo que nos fez sofrer. Daí a necessidade de trabalhar pela auto-estima, limpar o íntimo de ressentimentos, de mágoas, de sentimentos contrários ao amor, à fraternidade. Se hoje está ruim, por causa de ontem, podemos mudar o amanhã através de nossas ações, no presente. O tema é importante e vasto. Os interessados em aprofundar o assunto devem ler o livro “Ação e Reação”, de André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier.

(Jornal Verdade e Luz Nº 193 Fevereiro de 2002)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vladimir Palmeira 1355 em Angra e Paraty


segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Brasil já tem mais de 187 milhões de assinantes de celular, diz Anatel


O número de acessos de celulares no país passou de 187 milhões em julho, quando foram registradas 1,88 milhão de novas habilitações. Os dados foram divulgados hoje (20) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nos sete primeiros meses de 2010, foram registradas 13 milhões de novas habilitações.

De acordo com o levantamento, 82,22% dos acessos de celular do país são pré-pagos, e 17,78% referem-se a linhas pós-pagas. Segundo a Anatel, atualmente 100% do serviço móvel é prestado por tecnologia digital.

A teledensidade no país, que é o número de celulares para cada grupo de 100 habitantes, chegou a 96,83 em julho, o que representa um crescimento de 0,95% em relação ao mês anterior. O estado de Santa Catarina passou a compor o grupo de estados que possuem mais de um acesso móvel por habitante, ao lado do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

A operadora Vivo lidera o mercado de telefonia móvel, com 30,25% de participação. Em seguida aparecem a Claro, com 25,42%, a TIM, com 24,05%, e a Oi, com 19,93%.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Empregos formais batem recorde no período de janeiro a julho, mostra Caged


A criação de empregos formais foi recorde no período de janeiro a julho deste ano, quando foram abertas 1,65 milhão de vagas.

O recorde anterior havia sido registrado em 2008, quando foram abertos 1,56 milhão de postos formais de emprego nos sete primeiros meses daquele ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Em julho, segundo os dados do Caged foram criados 181.796 postos de emprego com carteira assinada em julho deste ano. O melhor julho da série histórica do Ministério do Trabalho, que começa em 1992, foi registrado no ano de 2008, quando foram abertas 203,21 mil vagas formais de trabalho. O emprego com carteira assinada registrou recordes seguidos, contra o mesmo mês de anos anteriores, entre janeiro e maio deste ano, interrompendo a sequência em junho.

Segundo Lupi, o que ocorre é uma adequação do emprego formal nos dois últimos meses por causa do forte crescimento registrado no início de 2010. "Essa adequação já está feita. Estamos mal acostumados. Sempre recorde, recorde, recorde. Mas vamos voltar [a ter recorde] em agosto", acrescentou o ministro do Trabalho.

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, declarou durante entrevista à imprensa que está mantida a previsão de que sejam criados 2,5 milhões de empregos formais em todo ano de 2010. Se confirmada a marca, será novo recorde histórico. O atual recorde, para um ano fechado, foi registrado em 2007, com a abertura de 1,61 milhão de postos formais de emprego.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

No sustento da paz


"Vivei em paz uns com os outros" - Paulo (I Tessalonicenses, 5:13)

O dicionário define paz como sendo: "Relações tranqüilas de um estado ou de uma nação. Tranqüilidade pública. Tranqüilidade, sossego, descanso. Silêncio". Neste ano temos ouvido falar muito em "Paz", porque a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o ano 2000 o Ano Internacional da Cultura da Paz, sob a denominação geral da UNESCO.

"A cultura de paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta de conflitos. É uma cultura baseada na tolerância, solidariedade e compartilhamento em base cotidiana, uma cultura que respeita todos os direitos individuais - o princípio do pluralismo, que assegura e sustenta a liberdade de opinião - e que se empenha em prevenir conflitos resolvendo-os em suas fontes, que englobam novas ameaças não-militares para a paz e para a segurança como exclusão, pobreza extrema e degradação ambiental. A cultura da paz procura resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, de forma a tornar a guerra e a violência inviáveis" (de uma apostila distribuída pelo "Ribeirão Preto pela Paz").

Quando ouvimos falar em "paz", geralmente pensamos que o assunto não nos diz respeito. Achamos que já fazemos a nossa parte: cumprimos nossos deveres, evitamos conflitos, logo estamos quites com a questão da paz. Será que é realmente assim? Outra definição de paz é: "Defender a paz significa cuidar de nós mesmos, dos outros e do mundo à nossa volta". Emmanuel, analisando a frase de Paulo, citada de início (Livro "Palavras de Vida Eterna", cap. 45), nos diz que todos somos intimados pela vida ao sustento da paz. Todos influenciamos e somos influenciados uns pelos outros "e, ainda que a nossa influência pessoal se nos figure insignificante, ela não é menos viva na preservação da harmonia geral".

Cuidar de nós implica no empenho por melhorar-nos e educar-nos, de vez que paz não é inércia e sim esforço, devotamento, trabalho e vigilância incessantes a serviço do bem. Cuidar dos outros não parece fácil nesse mundo onde o egoísmo parece estender suas raízes por todos os lados. Mas se procurarmos evitar a crítica destrutiva; se buscamos compreender as pessoas, tolerá-las, relevar-lhes as faltas, perdoá-las, limpando o coração de mágoas e ressentimentos, estaremos nos exercitando na cultura da paz. O Espírito Meimei, no livro Ideal Espírita, cap. 5, psicografia de Francisco C. Xavier, afirma: "Rogas a paz do Senhor, mas o Senhor igualmente espera por teu concurso na paz dos outros. Reflete nas necessidades de teu irmão, antes de lhe apreciares o gesto impensado. Em muitas ocasiões, a agressividade com que te fere é apenas angústia e a palavra ríspida com que te retribui o carinho é tão somente a chaga do coração envenenando-lhe a boca. Auxilia mil vezes, antes de reprovar uma só". E mais adiante: "Espera e ama sempre! Em silêncio, a árvore podada multiplica os próprios frutos e o céu assaltado pela sombra noturna descerra a glória dos astros! Lembra do Cristo, o Amigo silencioso. Sem reivindicações e sem ruído, escreveu os poemas imortais do perdão e do amor, da esperança e da alegria no coração da Terra. Busquemos nEle o nosso exemplo na luta diária e, tolerando e ajudando hoje, na estreita existência humana, recolheremos amanhã as bênçãos da luz silenciosa que nos descerrará os caminhos da Vida Eterna".

Portanto, há muita coisa que podemos fazer em favor da paz. Mesmo que não contemos com recursos e títulos acadêmicos, ou dinheiro, o importante é aprender a viver com os outros, sem conivência com o mal, sem omissões comprometedoras, mas com espírito de serviço, tolerância, respeito e amor. Daí porque o trabalho precisa ser começado no nosso mundo íntimo, pois se não construirmos portas a dentro do nosso próprio ser, esses valores, como utilizá-los em favor dos outros? Todos podemos contribuir em favor da paz. Os recursos chamados menores são, às vezes, de grande importância. Exemplo: Um prédio construído próximo a uma central elétrica, para dotá-los de luz e força será imprescindível a tomada simples.

Esse cuidar de nós, dos outros e do mundo a nossa volta pode parecer a muitos uma utopia, ou algo que não dá retorno, porque estamos acostumados a raciocinar em termos imediatistas, na base do toma-lá, dá-cá. A pessoa deseja saber o que vai ganhar, e se vai valer a pena o esforço. Ouçamos novamente o sábio Emmanuel: "Ninguém atinge o bem-estar em Cristo, sem esforço no bem, sem disciplina elevada de sentimentos, sem iluminação do raciocínio. Antes da sublime edificação, poderão registrar os belos discursos, vislumbrar as mais altas perspectivas do plano superior, conviver com os grandes apóstolos da Causa da Redenção, mas poderão igualmente viver longe da harmonia interior, que constitui a fonte divina e inesgotável da verdadeira felicidade, porque se o homem ouve a lição da paz cristã, sem o propósito firme de se lhe afeiçoar, é da própria recomendação do Senhor que esse bem celestial volte ao núcleo de origem, como intransferível conquista de cada um" (livro Vinha de Luz, cap. 65, psicografia de Francisco C. Xavier).

(Jornal Verdade e Luz Nº 178 de Novembro de 2000)

Até o fim de 2010, Brasil terá investido R$ 41 bi em ciência e tecnologia


Até o fim deste ano, o Brasil terá aplicado R$ 41 bilhões no desenvolvimento de projetos na área de ciência e tecnologia e inovação.

O plano de ação do governo para o setor, que teve início em 2007, não foi afetado pela crise econômica mundial, destacou o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende. Segundo ele, a política envolve diversos ministérios e múltiplos setores. “É uma política de governo e não específica do MCT.”

O ministro participou hoje (18) da abertura do 3º Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, que vai discutir até o final da semana, entre outros temas, os avanços e múltiplos usos da tecnologia cloud computing (ou computação em nuvem) – modelo que permite que dados e sistemas possam ser acessados em qualquer lugar, independentemente da plataforma e do sistema operacional. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, por meio da internet.

Especialistas do Brasil e de diversos países e cerca de 800 estudantes participam do evento. Estão programadas cerca de 150 palestras, 70 oficinas e dezenas de reuniões.

Para o ministro, o Brasil já evoluiu muito na área de ciência e tecnologia. Atualmente, segundo ele, o país tem mais artigos especializados publicados em revistas internacionais do que a Rússia e a Holanda, que eram os autores tradicionais. "A utilização de novas ferramentas tecnológicas abre oportunidades para se ter um planeta cada vez mais desenvolvido e de forma sustentável", afirmou.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que a computação em nuvem permite o compartilhamento internacional, fortalecendo "a superação dos desafios da ciência, que tornam o mundo menor com a facilidade de acesso mútuo entre os países".

De acordo com Rezende, o Brasil procura parcerias com outros países em todos os campos para acelerar o desenvolvimento. Ao mesmo tempo, "o país não perde de vista o desafio da solidariedade com as nações mais pobres, pois esse é um dos fatores que nos distinguem, no compartilhamento de experiências com outros países".

Agência Brasil

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Eleições 2010

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eleitor tem até 23 de setembro para pedir segunda via do título


Para votar em 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado têm até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via do documento, em qualquer cartório eleitoral do país.

Com o objetivo de garantir o direito do voto de todos os cidadãos, em junho deste ano o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a reimpressão até esta data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral.

Só podem pedir a reimpressão os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Dois documentos

Na mesma sessão em que o TSE decidiu estender o prazo para pedido de reimpressão do título, o tribunal reiterou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Estão aptos a votar nessas eleições 135.804.433 brasileiros.

Dilma dispara também no Datafolha e fica a três pontos de vencer no 1º turno


A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu vantagem de oito pontos sobre seu principal adversário na corrida eleitoral, José Serra (PSDB), revela pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira.

De acordo com o levantamento, a ex-ministra cresceu 5 pontos percentuais com relação à última pesquisa, realizada em julho, e agora tem 41% das intenções de voto.

Ao mesmo tempo, o tucano caiu de 37% para 33%. Marina Silva (PV) manteve os 10% que havia registrado na sondagem anterior.

Considerados apenas os votos válidos, Dilma tem 47% e fica a três pontos de uma eventual vitória no primeiro turno.

A pesquisa revela também que a candidata petista cresceu em todas as regiões e em todos os segmentos socioeconômicos, exceto entre os mais ricos.

O levantamento, realizado entre 9 e 12 de agosto com 10.856 eleitores em 382 municípios, já contempla os efeitos das entrevistas concedidas pelos presidenciáveis ao Jornal Nacional, nesta semana, além do primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado na semana passada.

Os outros candidatos --Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix (PRTB)-- não atingiram 1% na amostragem.

Brancos e nulos somam 5%, enquanto 9% dos entrevistados disseram não saber em quem vão votar. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

SEGUNDO TURNO
A simulação de segundo turno feita pelo Datafolha também mostra que a vantagem de Dilma sobre Serra subiu e agora é de oito pontos percentuais (49% a 41%). Há 20 dias, era de só um ponto (46% a 45%).

Na intenção de voto espontânea, Dilma aparece em ascensão: 26% dos eleitores dizem, antes de receber o cartão circular com os nomes de todos os candidatos, que votarão nela (no final de julho, essa taxa era de 21%).

Serra manteve os 16% de citações espontâneas que registrou no levantamento anterior, enquanto 43% dos entrevistados não sabem dizer, sem serem estimulados pela relação de nomes, em quem vão votar.

A rejeição dos eleitores não sofreu alterações: 28% deles não votariam em Serra (contra 26% há 20 dias). Dilma é reprovada por 20% (um ponto percentual a mais que em julho).
O levantamento está registrado no TSE sob o número 22734/2010.

As informações são do UOL.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bolsa Família faz criança progredir na escola e ter vida mais saudável


Pesquisa de Avaliação de Impacto do Bolsa Família divulgada em entrevista coletiva mostra que as crianças das famílias beneficiárias apresentam maiores taxas de matrícula escolar, progridem no sistema educacional e tomam mais vacinas. A pesquisa analisou dados de 11,4 mil domicílios em 269 municípios brasileiros, levantados entre setembro e novembro de 2009

Ter o Bolsa Família também faz com que as crianças, principalmente as meninas, se mantenham na escola e tenham melhor progressão escolar. O Programa aumentou a taxa de matrícula em 4,4 pontos percentuais na comparação entre os dois públicos (beneficiários e não-beneficiários). No Nordeste, essa diferença nas taxas de matrícula é ainda maior: 11,7 pontos percentuais. “O programa mudou a vida de milhões de famílias que hoje têm acesso à alimentação e condições de cuidar melhor da educação de seus filhos”, afirmou a ministra Márcia Lopes.

Além de permanecer mais na escola, os estudantes beneficiários do Bolsa Família apresentam progressão escolar seis pontos percentuais maior. Esse impacto é mais evidente entre as meninas com idade de 17 anos, em que a diferença chega a 28 pontos percentuais. Atualmente, o Bolsa Família acompanha a frequência escolar de 14,3 milhões de estudantes de 6 a 17 anos.

Para chegar a essas conclusões, o consórcio formado pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Política Alimentares (IFPRI), sediado nos Estados Unidos, e pelo instituto Datamétrica, contratado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por processo de licitação internacional, analisou dados de 11,4 mil domicílios em 269 municípios brasileiros, levantados entre setembro e novembro de 2009. “A pesquisa mostra que menos crianças estão evadindo ou repetindo de série”, apontou o diretor do IFPRI, John Hoddinott, que veio ao Brasil apresentar os resultados do estudo.

A ministra observou que o Bolsa Família integra políticas fundamentais como a área de saúde e de educação. Por isso, ela considera que os resultados da pesquisa são positivos. “O Bolsa Família está contribuindo firmemente para atender as necessidades das milhares de famílias que são atendidas”, acrescentou Márcia Lopes.

A situação dessas famílias já havia sido avaliada em 2005, na primeira rodada da pesquisa, realizada pelo Cedeplar/UFMG. A segunda avaliação de impacto constatou melhorias em saúde e educação, quando se comparam famílias beneficiárias e aquelas não atendidas pelo Programa, com o mesmo perfil socioeconômico.

A pesquisa mostra ainda que esta situação não ocorre apenas em relação à primeira dose, mas também nas etapas subsequentes, atingindo até 25 pontos percentuais de diferença no caso da terceira dose contra a Poliomielite. A vacinação tetravalente em dia também foi mais freqüente entre as famílias atendidas pelo Bolsa Família, numa diferença de 18 pontos percentuais na segunda dose e 19 pontos na terceira. O cartão de vacinação em dia está entre as condicionalidades do Programa.

Em relação aos cuidados durante o pré-natal, outra condicionalidade do Programa, as mulheres grávidas de famílias beneficiárias têm 1,5 mais consultas que as não beneficiárias. Apesar de 95% dos bebês já serem amamentadas nos dois grupos (beneficiários e não beneficiários do Programa), as crianças atendidas pelo Bolsa Família recebem o leite materno como único alimento até os seis meses de vida em percentual maior do que aquelas não beneficiárias. A proporção de crianças nutridas (peso adequado à altura) é 39 pontos percentuais maior em comparação com as não beneficiárias.

Isolando os impactos

O objetivo da avaliação de impacto, realizada em parceria entre o MDS, o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), é isolar os efeitos do Bolsa Família sobre o seu público alvo. Esse tipo de pesquisa permite identificar se as mudanças observadas na vida dos beneficiários têm relação direta com a transferência de renda.

Nas entrevistas, 80% dos participantes disseram conhecer os critérios de elegibilidade para ingressar no Programa. Grande parte (90%) também demonstrou conhecimento sobre as condicionalidades de educação e saúde. Os entrevistados, beneficiários e não beneficiários, também disseram preferir a expansão do Programa em relação ao aumento do valor dos benefícios, se só houvesse recursos para uma dessas medidas.

O Bolsa Família, criado em 2003, atende hoje 12,6 milhões de famílias com rendimento mensal de até R$ 140 por pessoa. Neste ano, o MDS investirá R$ 13,1 bilhões no programa, com benefícios que variam de R$ 22 a R$ 200 de acordo com a renda familiar e a quantidade de crianças e adolescentes na residência.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bezerra Menezes - O Kardec Brasileiro


Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, nasceu em 29/08/1831, na freguesia do Riacho do Sangue, no Ceará.

Seus pais foram Antônio Bezerra de Menezes e Fabiana de Jesus Maria Bezerra. Sua família simples tinha por modelo probidade e justiça. Bezerra nasceu e cresceu num ambiente familiar onde reinava a generosidade e a bondade.

Probo, honrado, inteligente e estudioso, Bezerra foi brilhante em tudo que fez. Destacou-se sempre pela inteligência notável, aos treze anos foi professor de Latim na própria escola em que estudava.

Cursou Medicina no Rio de Janeiro e concluiu o curso aos 25 anos de idade, no ano de 1856.

Como estudante morou sozinho num quartinho de aluguel, gostava da solidão e do isolamento para estudar, foi aluno nota dez, muito estudioso e dedicado. Suas notas vinham sempre acompanhadas de menção honrosa.

Foi pobre em toda a sua vida. Enquanto estudante dava aulas particulares para garantir o seu sustento. Não teve o amparo financeiro da família, que empobrecera ainda na sua infância. Para custear sua viagem para o Rio de Janeiro, seus familiares se cotizaram e juntaram a quantia de 400 mil réis, com esse dinheiro compraram a passagem e roupas, e o indispensável para o futuro médico dos pobres.

Chegou no Rio de Janeiro com 38 mil réis, absolutamente só, não tinha sequer um amigo, só o coração cheio de esperanças e determinação.

Bezerra, mesmo ainda jovem, foi um homem de muita fé, a prece diuturna o sustentava nos momentos difíceis. Estudava pelas bibliotecas públicas e só comprava livros de segunda mão; tinha conduta impecável como cidadão e como estudante. Foi conselheiro e guia para os colegas desde a adolescência. Seu temperamento moderado e pacificador era característica em destaque de sua personalidade de homem bom.

Uma personalidade forte e generoso ao mesmo tempo, Bezerra destacava-se pelos gestos elegantes e nobres, olhos meigos e inteligentes, sorriso bondoso e palavras meditadas e filosóficas.

Como médico ficou famoso e honrado, porém tudo que ganhava distribuía aos necessitados. Foi médico-militar do Exército, onde se destacou como notável cirurgião, tinha tudo para se tornar um homem de sucesso do ponto de vista terreno. Bezerra foi político durante vinte anos, foi deputado, exerceu o cargo de presidente da Câmara, e quase chegou a senador. Como político manteve-se na mesma linha de severa probidade e dignidade humana em que sempre viveu. Sofreu todos os ataques morais e desconfortos que coroam a vida dos grandes homens. Nada o desestabilizou, continuou trabalhador, generoso e bom.

Espírito missionário, em todos os seus tentames deu tudo de si pela obra. Consciente de seus deveres, Bezerra foi um trabalhador infatigável em todas as suas realizações.

Casou-se por amor com Maria Cândida de Lacerda, no dia 06 de novembro de 1858, com ela teve dois filhos. De uma enfermidade rápida e imprevisível sua esposa desencarnou no ano de 1863, dois meses após ter ficado doente. Ficaram os dois filhos, um de três anos e o outro de um ano.

Depois da morte da esposa procurou consolo na Bíblia, meditava muito sobre os ensinamentos ali contidos.

Casou-se em segundas núpcias com Cândida Augusta de Lacerda Machado, no ano de 1864, irmã de sua esposa falecida com quem teve sete filhos.

Tornou-se espírita publicamente no dia 16 de agosto de 1886, numa reunião solene, num auditório com aproximadamente duas mil pessoas. Bezerra pede a palavra e declara sua adesão ao Espiritismo; a partir desse momento o Espiritismo no Brasil ganha um chefe, um líder, um guia seguro e profundamente consciente de suas obrigações espirituais para com a humanidade.

Aos 64 anos tornou-se presidente da Federação Espírita Brasileira.

Bezerra de Menezes foi, enquanto espírita, uma antena límpida a captar o ideal de Allan Kardec e do Espírito Verdade. Ao desencarnar deixou o movimento espírita com linhas bem definidas, descortinando novos horizontes para o porvir.

Divulgou, ensinou e exemplificou a Doutrina Espírita, seguindo os passos de Jesus com humildade, não foi apenas um homem da tribuna e da ciência, fez sua sabedoria transbordar-se em amor numa transfusão, sublime, de um coração bondoso.

Desencarnou no dia 11 de abril de 1900, após quatro meses de enfermidade. Do mundo espiritual ainda é, para nós, brasileiros, o coordenador do Movimento de Unificação.

Fonte bibliográfica:
•Bezerra de Menezes – Canuto Abreu – FEESP.
•Bezerra de Menezes – Francisco Acquarone – Ed. Aliança.
(Jornal Verdade e Luz Nº 187 de Agosto de 2001)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Fotos do Arraiá Nuclear das Vilas - GREN























Dor e evolução



As religiões classificam a Terra como um lugar de degredo, de expiação. Marcados pelo pecado original, arrastamo-nos pela vida, e sacerdotes e ministros das diversas igrejas, afirmam ter os meios de se alcançar a salvação para o outro mundo, mas as vezes, com a promessa de uma boa cota de felicidade, ainda para esse mundo.

Por outro lado, são muitas as pessoas que ensinam que se pode ser feliz, desde que se queira, bastando pensar positivamente. O pensamento positivo ajuda bastante, contudo, não é o suficiente.

Carregando a culpa de um pecado original, e da fragilidade humana, acrescida por um “deicídio”, ou seja, o assassinato de Deus, pois segundo a teologia cristã, Jesus de Nazaré foi a encarnação de Deus na Terra, ficamos sujeitos a mil sofrimentos, desnecessários, por incapacidade de vencer os condicionamentos com os quais reencarnamos, e que introjetaram em nossa mente desde os primeiros dias da nossa vida aqui na Terra.

Que bom seria se pudéssemos esvaziar a nossa mente de tudo que ali colocaram, desde que éramos pequeninos, e selecionarmos aquilo que seja realmente útil para a nossa evolução. Numa linguagem de hoje, precisaríamos deletar os arquivos inúteis, selecionar e criar novos arquivos, usando um bom antivírus, como o conhecimento espírita, para evitarmos a perda ou distorção do aprendizado.

Os espíritos disseram a Allan Kardec, que a felicidade completa, ou permanente, aqui na Terra, é impossível, mas pode-se ter momentos felizes.

No entanto os momentos felizes, quando se tem sensibilidade, fraternidade, é empanado pela dor de ver o sofrimento do próximo. Nossas vitórias quase sempre eqüivalem a derrota de outrem. Um exemplo simples é uma partida de futebol, basquete ou qualquer jogo esportivo. Enquanto uma torcida delira com a vitória, a outra amarga a derrota.

Para cada cidadão que consegue um título universitário, existem milhares de analfabetos ou cidadãos de segunda classe, que mal aprenderam a escrever o próprio nome.

Quantas vezes, alguém está saudável, forte, pleno de alegria, mas tem em sua própria família, um ente querido doente, paralisado, canceroso, mentalmente obnubilado.

Talvez poucos, ao degustarem um prato sofisticado, caríssimo, com nome estrangeiro complicado, feitos por cozinheiros famosos em elegantes restaurantes, se lembram de que existem milhões de pessoas no mundo, e muitas ali por perto, que não comem o suficiente para manter as energias, ou simplesmente não comem.

Não prezado leitor, esse artigo não é a exaltação do pessimismo. É apenas uma chamada à consciência, um exame do gozar e sofrer, da felicidade e da infelicidade.

O que queremos dizer é que precisamos ser fraternos, e aplicar aquilo que os espíritos codificadores disseram a Kardec: Do supérfluo dos ricos, muitos pobres se sustentariam. Mas as riquezas não são apenas valores amoedadados, mas também, fé, compreensão, amizade, amor, inteligência.

Nascemos para sofrer? Para pagar nossos débitos perante as leis divinas? Somos réprobos neste mundo que foi classificado como penitenciária e hospital? Estamos sujeitos ao pecado original? Afinal, é possível ser feliz aqui na Terra?

Cada uma dessas perguntas suscitariam páginas e mais páginas para análises e respostas. Em síntese, responderíamos que não nascemos para sofrer, mas sofremos! Sofremos porque o nosso mundo é imperfeito. Nós somos imperfeitos. Sofremos porque erramos, mas erramos porque somos ainda ignorantes e temos pouca evolução. As desigualdades são aumentadas pela falta de solidariedade, fraternidade, e pelo império do egoísmo.

A Doutrina Espírita ensina que Deus nos criou simples e ignorantes, e determinou, por meio das suas leis, que o nosso desenvolvimento se faça através de vidas sucessivas em mundos materiais. Logicamente esses mundos obedecem a uma escala evolutiva: mundos primitivos para espíritos primitivos. Mundos angelicais para espíritos angélicos. Mas todos começaram pelo primitivo. Entretanto, porque Deus quis que fosse assim, ninguém poderá responder.

Porém, prezado leitor, o que queremos dizer realmente nesse artigo, é que a dor, em qualquer uma das suas formas, tem uma mensagem para nós. Decodificar essa mensagem é tarefa de cada um. Talvez possamos decodificar aquilo que é comum em todas elas: Evolua! Cresça! Ame incondicionalmente! Confie na providência divina! Partilhe a sua felicidade, os seus momentos felizes com o seu próximo. Examine o seu patrimônio moral e intelectual, os seus direitos adquiridos, e ensine todos a conquistá-los.

Podemos dizer que Deus não castiga, se entendermos as dores do mundo como lições preciosas, aprendizado. Precisamos compreender que a vida num corpo físico é muito importante e devemos valorizá-la, devemos amar e respeitar esse corpo e não culpá-lo pelos nossos deslizes, pois quem pensa, ama e sente é o espírito imortal, e não a matéria.

Se você está passando por grandes sofrimentos, não se revolte, nem desanime. Não se julgue, também, um grande pecador, mas alguém que batalha para evoluir. O peixe, ao lutar para fugir da rede, perde muitas escamas. Portanto, a rede do sofrimento que te aprisiona, não exigirá menores perdas, mas valerá a pena. E como valerá a pena, quando compreendermos o que disse o Rabi Nazareno: Conhecereis a verdade e ela vos libertará.

Dieese: Preço da cesta básica foi menor em 16 capitais no mês de julho



Pesquisa Nacional da Cesta Básica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) , divulgada hoje (4), o valor da cesta básica em julho ficou menor em 16 das 17 cidades pesquisadas mensalmente. De acordo com o Dieese, o recuo do preço do tomate, açúcar e da batata foi o principal motivo da queda.

No mês passado, o tomate ficou mais barato nas 17 capitais pesquisadas. O açúcar apresentou queda em 15 capitais e a batata registrou queda em nove capitais. Doze cidades registraram redução no preço do leite, enquanto o pão e o óleo de soja apresentaram preços maiores em dez localidades.

Entre as capitais onde houve queda no custo da cesta, os destaques foram: Rio de Janeiro (-6,60%), Belo Horizonte (-5,86%), Curitiba (-4,86%), Florianópolis (-4,75%) e Porto Alegre (-4,22%).

O maior custo para os produtos alimentícios essenciais foi verificado em São Paulo, onde o valor da cesta ficou em R$ 238,38, seguida por Porto Alegre (R$ 237,67) e Manaus (R$ 233,00). As cestas mais baratas foram encontradas em Aracaju (R$ 181,04), Fortaleza (R$ 181,73) e João Pessoa (R$ 191,17).

No acumulado do ano, duas cidades tiveram redução no preço da cesta básica: Brasília (-0,47%) e Rio de Janeiro (-0,12%). Os maiores aumentos ocorreram em Recife (17,23%), Goiânia (12,63%), Natal (12,29%) e João Pessoa (12,04%).

Segundo o Dieese, o salário que deveria suprir as despesas familiares de um trabalhador com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência deveria ser de R$ 2.011,03, o que significa 3,94 vezes o salário mínimo em vigor (R$ 510). O salário estimado para julho é menor do que o valor mínimo estimado para suprir as necessidades estipuladas pelo instituto em junho, que foi de R$ 2.092,03.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

"Como serei sábio" às portas do século XXI



"Se alguém entre vós se julga sábio neste mundo, faça-se estulto, para se fazer sábio." (I Coríntios, 3:18)

Este é um bom momento para decidirmos nossas ações para o novo século. Quais nossas metas, o que queremos… Parece-nos que a humanidade progrediu muito nestas últimas décadas, pois já somos capazes de fazer equipamentos inimagináveis há 50 anos atrás! Achamos que conhecemos muitas coisas e que agora, em pleno século XXI, podemos nos dar ao luxo de desfrutá-las à vontade…

Um pouco de humildade é necessária, para o reconhecimento do pouco que já construímos diante do que é possível construir daqui para frente. Principalmente no que diz respeito às conquistas de cada um, na área do conhecimento e da sabedoria.

Ottília, através da psicografia de Vera Lúcio, no belíssimo livro "No Roteiro do Evangelho" nos dá uma preciosa dica, sobre os caminhos para as verdadeiras conquistas a serem realizadas. Indagando-se sobre como serei sábio, aponta um horizonte a ser perseguido por nós:

"— Compreendendo que o mundo em que me encontro é curso primário da Escola Divina e entendendo que o edifício de sabedoria que almejo construir com o concurso dos séculos, não prescindirá ter suas bases dolorosas no seio amigo da Terra, como serei sábio, tomando-me estulto aqui?

— Para o peixe do lago, o mundo das águas ali se resume; as algas de que se alimenta são os mais raros manjares; as locas e recantos diversos, recobertos de vegetação exótica, são a criação máxima da Mãe Natureza.

Para o aluno das primeiras letras, não há problemas mais intrincados que o soletrar, desenhar as letras e o memorizar tabuadas.

Para o índio, bom mas ignorante, corajoso, forte, audaz mas imponderado, a vida se resume quase só no dormir, caçar, pescar, nadar, comer ou guerrear.

Assim também, o homem encarnado que, embora guardando acesa a chama da vontade superior de adquirir sabedoria, julgar-se sábio e deste título se acreditar credor no mais alto grau, comparar-se-á ao peixe, à criança, ao índio!

Porque se o conhecimento científico dos homens atingiu, presentemente, a zonas com as quais nem sonhávamos ontem, não poderemos sequer imaginar a que culminâncias deverá ele chegar amanhã.

Porque aquilo que, há séculos passados, a nossa ignorância classificava de milagre, é hoje fenômeno natural, repetido e compreendido por nossa mente esclarecida.

Porque as leis de justiça e de amor que serviam de diretrizes para os homens ao tempo de Moisés, não satisfazem aos corações e às mentes despertos ao toque divino de Jesus Cristo.

Portanto, se te convenceste de tua própria sabedoria, reconhece hoje mesmo tua estultícia e começa a alargar os horizontes de tua visão espiritual, intelectual ou sentimental porque há sempre mais para aprender, mais para ver, mais para compreender e a tua sabedoria será sempre ignorante em incontáveis pontos na Cartilha da Eternidade."

BIBLIOGRAFIA:

No Roteiro do Evangelho, Vera Lúcio, Espírito de Ottília, SP, IDE, 1989.