segunda-feira, 4 de julho de 2011

‘Mulheres dos Outros’ estará em cartaz na Galera Zoom

A partir de sexta-feira, dia 8 de julho, os amantes da arte vão poder conferir a exposição "Mulheres dos Outros", na Galeria Zoom, em Paraty. Em plena Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), a mostra de Eduardo Muylaert trará um ensaio que teve origem em uma antiga caixa de slides de nus femininos dos anos 50, comprados em uma feira.

A reinterpretação deu um novo sentido às imagens, trazendo-as para o contemporâneo. A exposição tem direção de arte de Giancarlo Mecarelli e apresentação de Iatã Cannabrava.

- A fotografia como era ensinada nas escolas não existe mais, a ideia de autor como direito autoral não faz mais sentido e precisa ser revisada, e aqueles que vaticinaram a morte da fotografia estavam redundamente equivocados. O que podemos afirmar com todas as letras é que a fotografia mudou, mudou e muito - disse Iatã.

Eduardo Muylaert é um dos artistas que entendeu este novo cenário, suas "Mulheres" apesar de serem dos "Outros" são fruto de um trabalho seu, no qual o autor exerce o papel de recoletor e editor.

Ao deparar-se com esta caixa de slides da década de 50 e aceitá-la em seu ateliê, é como se Eduardo as adotasse. Ele as retira do limbo em que estavam, e provavelmente ficariam até seu desaparecimento, e as coloca na parede da galeria, no mundo da arte, isso com a autoridade e maturidade indiscutível de quem aprendeu a ver e mostrar o que vê.

- É difícil acreditar que o ponto de partida foram as sofridas pinups dos anos 50. Por isso, decidi fazer com poesia, requisito não obrigatório na cartilha da arte contemporânea. Minha intenção é não contaminar as imagens com minha paixão pela fotografia, pelas mulheres e pelo belo - disse o artista.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,42735,‘Mulheres%20dos%20Outros’%20estara%20em%20cartaz%20na%20Galera%20Zoom.html#ixzz1R8VHKh9E

0 comentários:

Postar um comentário