quinta-feira, 1 de julho de 2010

Produção industrial tem a maior alta desde 1991, aponta IBGE


A produção industrial acumulou crescimento de 17,3% entre janeiro e maio deste ano, a maior expansão da série histórica iniciada em 1991. Nos últimos 12 meses, a alta ficou em 4,5%, a maior expansão desde novembro de 2008. Em abril, o desempenho do setor havia sido negativo em 0,8%. Na comparação com maio de 2009, a expansão foi de 14,8%.

A estabilidade de maio resulta de um crescimento da produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) de 1,2% frente a abril. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com maio do ano passado, das 27 atividades pesquisadas, 23 expandiram a produção. Os destaques foram as indústrias de veículos automotores (29%), máquinas e equipamentos (39,1%), metalúrgica básica (29,5%), produtos de metal (33,1%), indústrias extrativas (15,7%), alimentos (6,7%) e outros produtos químicos (12,8%).

Nesses ramos, os produtos com maior influência foram automóveis, refrigeradores, placas de aço, minério de ferro, açúcar-cristal, sucos de laranja, herbicidas e tintas e vernizes para construção. Para o IBGE, o bom desempenho da indústria frente a maio do ano passado ainda é reflexo da retração imposta pela crise internacional de 2008.

Para o deputado Vignatti (PT-SC), integrante da Comissão de Finanças e Tributação, a expectativa é de que a indústria cresça ainda mais ao longo deste ano. "Nos primeiros anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o crescimento se deu a partir da capacidade já instalada das indústrias. O que percebemos agora é o crescimento a partir de novos investimentos. A indústria está ampliando galpões e pavilhões, comprando máquinas e equipamentos novos. O resultado disso são empregos de melhor qualidade e mais duradouros", disse.

0 comentários:

Postar um comentário