sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lindbergh: com Rio+20 Brasil pode assumir protagonismo na área ambiental


O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) assumiu uma vaga na Subcomissão Especial do Senado que vai acompanhar os preparativos da Conferência Rio+20. O evento vai retomar, duas décadas mais tarde, os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio 92.

"É a mais importante agenda ambiental de 2012. O Brasil tem em mãos um grande evento e pode assumir de fato um papel de liderança na discussão de uma nova matriz energética, da emissão de gás carbônico e de como o mundo irá se posicionar na discussão ambiental", ressaltou o petista.

Por decisão da Assembleia Geral da ONU, os dois principais temas a serem debatidos durante a Rio+20 deverão ser a "economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável" e a "moldura institucional para o desenvolvimento sustentável".

Para cidade do Rio de Janeiro, o evento também é de grande relevância, disse o senador ao lembrar que a capital carioca ainda sediará diversos eventos internacionais, como os Jogos Militares Mundiais, Jornada Mundial da Juventude Católica, a Copa da Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

"É um momento de reafirmação do papel do Brasil no mundo, da sua liderança, e 2012 vai ser determinante para este novo momento", disse Lindbergh.

A Subcomissão Especial da Rio+20 foi criada no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O primeiro compromisso externo da subcomissão será um encontro com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, marcado para 3 de maio.

0 comentários:

Postar um comentário