sexta-feira, 15 de abril de 2011

MPA (Ministério da Pesca) quer inclusão digital de pescadores em Paraty


Nesta próxima quarta-feira, dia 13 de abril, o Ministério da Pesca e Aquicultura inaugura o telecentro de Pesca-maré no município de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro. O projeto tem por finalidade garantir o direito de acesso dos pescadores artesanais a novas tecnologias e proporcionar à comunidade pesqueira local inclusão digital. Ao todo serão beneficiados diretamente pelo empreendimento mais de 640 pescadores e aquicultores, entre homens e mulheres, bem como os seus familiares.

O telecentro contará com 10 computadores ligados à internet com kit multimídia, envolvendo impressora, tela de projeção, data show e home theater. Estes equipamentos permitirão a realização de cursos educativos, capacitação profissional à distância, registro da memória cultural dos pescadores e videoconferências com temas voltados à atividade pesqueira. Além de oferecer aos pescadores locais o acesso à rede de internet, qualificará os jovens da comunidade na área de tecnologia pesqueira e aquícola, de forma a aumentar a possibilidade de empregabilidade e atuação neste setor.

O projeto será administrado pela Prefeitura de Paraty, mediante Termo de Permissão de Uso dos equipamentos, em parceria com as entidades representativas dos pescadores e aquicultores do município.

A cidade de Paraty é histórica e foi fundada poucas décadas após a chegada dos portugueses ao Brasil, quando o País era ainda uma colônia.

Link: http://www.mpa.gov.br/#imprensa/2011/ABRIL/nt_ABR_11-04-mpainclusaodigital

0 comentários:

Postar um comentário