quarta-feira, 24 de março de 2010

Jornada de Lutas


Meio-passe universitário: promessa é dívida, senhor prefeito!

A Jornada de Lutas da UNE e UBES no Rio de Janeiro reuniu nesta terça-feira, 23, pelo menos seis mil pessoas, na maioria estudantes. Eles saíram em passeata da Candelária rumo à Câmara dos Vereadores da cidade fluminense.

Fazendo jus à típica ousadia da juventude, os estudantes saíram da Candelária, passando pela Cinelândia rumo à Câmara dos Vereadores. No caminho deram um recado em frente à Secretaria da Educação. “Deixamos claro para a secretária [Tereza Porto] que a ‘coleira eletrônica’ não pode restringir o acesso dos estudantes ao passe-livre. No ato final diante da Câmara, quisemos lembrar ao prefeito Eduardo Paes que promessa é dívida!”, declarou Flávia Calé, presidente da União dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ). A entidade cobra a aprovação da meia-passagem aos universitários, um compromisso firmado durante a campanha de Paes.

Conforme planejado, o debate central da Jornada Nacional de Lutas teve seu destaque. Augusto Chagas, presidente da UNE, ressaltou a campanha que defende que 50% do Fundo do Pré-sal sejam aplicados em Educação. “Foi muito importante dar a largada aqui no Rio. O estado tem protagonizado a disputa acerca da distribuição dos royalties do pré-sal. E ainda marcamos de maneira mais consistente na Câmara dos Vereadores que não deixaremos de batalhar pelo que foi prometido em campanha”, afirmou, mencionando a meia-passagem aos universitários.

Também participaram do ato integrantes de movimentos sociais, como o Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros do RJ), a Federaçao Única dos Petroleiros (FUP), além de parlamentares: os deputados estaduais Alessandro Molon e Fernando Gusmão, e vereadores que apóiam a reivindicação estudantil: Brizola Neto, Clarissa Matheus e Paulo Pinheiro.

0 comentários:

Postar um comentário