segunda-feira, 22 de março de 2010

Vacinação de gestantes contra nova gripe começa nesta segunda-feira



A segunda etapa de vacinação contra a gripe A começa na segunda-feira. Durante as próximas duas semanas grávidas, crianças entre seis meses e um ano e 11 meses de idade e pacientes com doenças crônicas que tenham menos de 60 anos de idade devem procurar um posto de saúde mais perto de casa.

As gestantes poderão ser vacinadas até o dia 21 de maio. Já a vacinação para crianças e portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses - a segunda será aplicada 30 dias após a primeira.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica (veja no site do Ministério da Saúde a lista das doenças crônicas).

Próximas etapas
A vacinação está sendo feita em etapas. Do dia 5 até 23 de abril será a vez dos adultos entre 20 e 29 anos de idade. Do dia 24 de abril até 7 de maio serão imunizadas as pessoas com 60 anos ou mais, portadoras de doenças crônicas e de 10 até 21 de maio quem tem entre 30 e 39 anos.

0 comentários:

Postar um comentário