terça-feira, 29 de junho de 2010

Produção industrial do País volta a crescer em maio, aponta CNI


A produção industrial registrou bom desempenho em maio, comparado a abril, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre os dias 31 de maio e 22 deste mês, que ouviu dirigentes de 1.275 empresas.

A Sondagem Industrial, divulgada nesta sexta-feira (25), pelo gerente executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Renato da Fonseca, mostra que o indicador de evolução da produção situou-se em 54,9 pontos no mês de maio, ante 51,0 pontos em abril.

Segundo a pesquisa, os valores acima de 50 pontos são positivos, em uma escala que vai até 100. Por esse parâmetro, o uso da capacidade instalada subiu levemente (de 50,0 pontos para 50,3 pontos) e manteve-se de acordo com o usual para essa época do ano.

Além disso, destacou Fonseca, a pesquisa mostra que a economia do País está crescendo sem colocar em risco a estabilidade dos preços. Desde janeiro, o nível dos estoques está próximo do previsto pelas empresas. O indicador de estoques era de 48,7 pontos no mês de abril e em maio melhorou para 49,7 pontos, bem próximo do nível planejado. “Isso mostra que a produção tem sido capaz de acompanhar a evolução da demanda”, disse o técnico.

A pesquisa da CNI ouviu 194 empresas de grande porte, 357 de médio porte e 724 empresas consideradas pequenas, e observou que a grande indústria está mais otimista em relação ao futuro, além de a indústria extrativa demonstrar mais confiança que a indústria de transformação.

0 comentários:

Postar um comentário