terça-feira, 7 de junho de 2011

CINECLUBE PARATY - PROGRAMAÇÃO DE JUNHO / 2011

Casa da Cultura – 3as.-feiras – 20 hs

dia 7 – Mostra Arco-Íris apresenta C.R.A.Z.Y.- LOUCOS DE AMOR
direção de Jean-Marc Vallée (Canadá, 2005, 127 min, 16 anos)

Zac é filho do rigoroso Gervais e Laurianne. Com a mãe, ele tem uma relação estreita; com o pai, incompreendida por ambos. Ao lado de quatro irmãos, Zac cresce sentindo desejos homossexuais, enquanto tenta lidar com a religiosidade da mãe e a intolerância do pai, entre os anos 60 a 80.

Dia 14 – UMA NOITE EM 67
Direção de Renato Terra e Ricardo Calil (Brasil, 2010, 93 min, livre)

Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 21 de outubro de 1967. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas como “Roda Viva”, “Alegria Alegria”, “Domingo no Parque” e “Ponteio”, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos até hoje no cenário musical brasileiro.

Dia 21 – Mostra Belas Artes apresenta

CARAVAGGIO Direção de Derek Jarman (Inglaterra,1986, 93 min, 14 anos)

Tendo sua história contada em "flashbacks", o artista recorda fatos de sua curta existência na terra e nos mostra sua infância, as decepções do início de sua carreira, seus últimos sucessos, sua amizade com um cardeal e sua relação destrutiva com um jogador.

Dia 28 – BECKET

Direção de Peter Glenville. Com Peter O’Toole e Richard Burton(Inglaterra ,1964, 148 min, livre)

O Rei Henrique II da Inglaterra vive em choque com a Igreja. Quando o Arcebispo de Canterbury morre ele tem uma idéia genial, que consiste em não nomear nenhum religioso para o cargo e sim Becket, um grande amigo de muitas farras, que o apoiaria e ficaria contra a Igreja. Mas seu amigo encara a nova função com seriedade, se opondo mais ao rei que seus predecessores.

ATENÇÃO : Haverá um intervalo na sessão para degustação de queijos, vinhos, chocolate quente, café... Traga sua colaboração.

Sala IPHAN – 4as.-feiras – 16 hs


Dia 8 – UMA NOITE EM 67
(veja informações acima)


Dia 15 – DONA HELENA
Direção de Dainara Toffoli (Brasil, 2004, 55 min, livre)

Helena Meirelles faleceu em 2005, 12 anos após ter sido "descoberta" pela revista norte-americana Guitar Player, que a colocou entre os 100 melhores guitarristas do mundo, ao lado de Roger Waters e Eric Clapton. Nascida no sertão do Brasil, apaixonada desde criança pela viola, ela passou sua juventude entre boiadeiros e prostíbulos, lutando pelo direito de tocar. Analfabeta, virou estrela no Brasil. Documentário imperdível para os amantes da música.


DIA 22 – CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS
Direção de Marcelo Gomes (Brasil, 2005, 90 min, livre)

Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.


DIA 29 - VENTRES LIVRES

Curtas-metragens de ficção nacionais que tratam com profundidade alguns dos aspectos mais dramáticos deste tema polêmico e de discussão necessária no Brasil. Apresentando dados estarrecedores, mostram e relacionam de modo original, esterilização e aborto num país em que a educação sexual e os meios anticoncepcionais continuam artigos de luxo para as camadas populares. São ficções calcadas na realidade, e exploram dilemas sobre responsabilidade, abandono, culpa e medo, envolvendo jovens que têm vida sexual ativa e tomam a si decisões de risco sobre o próprio corpo e destino
Ponte Branca – 5as.-feiras – 19 hs


dia 02 - SAMBA RIACHÃO

Direção de Jorge Alfredo (Brasil, 2001, 1h26min, livre)

O CATEDRÁTICO DO SAMBA
Direção de A. Gamo e N. Carvalho (Brasil, 1999, 23min, livre)

Os documentários retratam dois grandes sambistas brasileiros: o baiano Riachão e o paulista Germano Mathias.


dia 09 - O REI LEÃO
Disney (EUA, 1994, 1h29min, livre)

Animação. Simba deve cumprir seu destino de se tornar rei.


dia 16 - AMORES
Direção de Domingos de Oliveira (Brasil, 1998, 1h35min, 14 anos)

AMAR...
Direção de Carlos Gregório (Brasil, 1997, 23min, 14 anos)

Duas comédias sobre relacionamentos amorosos.


dia 23 - ESCOLA DE ROCK
Direção de Richard Linklater (EUA, 2003,1h49min, livre)

Comédia. Músico de disfarça de professor e passa a ensinar rock para alunos de escola bem tradicional.


dia 30 - SELEÇÃO DE CURTAS BRASILEIROS.
Seleção de curtas-metragens do Brasil, com filmes e animações. (1h30min)

0 comentários:

Postar um comentário