sexta-feira, 3 de junho de 2011

Festa do Divino de Paraty


DE 03 A 12 DE JUNHO DE 2011

Atribuída à Rainha Isabel (1271 - 1336),a Festa do Divino chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores e vem acontecendo em Paraty desde o século XVIII. Realizada no dia de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), a festa homenageia a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Pelas suas enormes proporções, envolvendo praticamente toda a comunidade, a festa começa a ser organizada um ano antes de sua realização: escolhido pela Paróquia, um "festeiro" administra dezenas de voluntários - às vezes mais de um para cada atividade, seja religiosa ou profana.

Este ano, o Divino acontece de 03 a 12 de junho de 2011. São 11 dias inteiros de missas, ladainhas, leilões, rifas, bingos, bebidas, comidas e danças típicas, e shows musicais. É notável observar-se que o Divino vem mantendo, ao longo dos séculos, o mesmo espírito comunitário, religioso e folclórico dos primeiros tempos. Alguns aspectos foram adaptados à realidade local como, por exemplo, a Folia do Divino, que foi suprimida: mas a festa se mantém imutável nos seus princípios básicos, como na distribuição de carnes aos pobres, comida ao povo e balas e doces às crianças: e os portugueses chamam de "vodos" do Divino.

O último fim de semana é o que mais trabalho requer: após a alvorada, no sábado de manha bem cedo, carne é distribuída aos pobres pelos festeiros exatamente como Dona Isabel fez 700 anos atrás. Ao meio dia, comida e bebida são distribuídos á população. De noite, na Matriz, um adolescente da comunidade é coroado Imperador do Divino, que assiste missa com seus vassalos e, logo após, recebe homenagens do lado de fora da igreja, com a apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota - ou Minhota, originária do Minho, em Portugal.

O Imperador e sua corte, o festeiro e dezenas de outros devotos carregando suas bandeiras, dão uma volta pela cidade arrecadando donativos e seguem para assistir missa. Em seguida, o Imperador assiste à Congada (Marrá Paiá em Paraty). Na cadeia antiga, simbolicamente ele liberta um preso. A ultima procissão acontece à tardinha, após a qual o festeiro passa a Bandeira Mestra para o festeiro do ano seguinte.

O Imperador preside as cerimônias de sua festa distribuindo lembranças e medalhas, soltando da cadeia um preso comum, como indulgência imperial, e recebe as homenagens das autoridades locais e as reverências de praxe. Na parte religiosa, preside às procissões e tem assento ao lado direito do altar, em trono ricamente ornado, ostentando as insígnias imperiais: coroa e cetro de prata.


Programação Religiosa Dia

03/06 (Sexta-feira)

06h – Alvorada festiva de abertura
12h – Repicar de sinos
19h – Saída das bandeiras da residência de festeiros. Segue em procissão para a Igreja da Matriz.
19h30 – Santa Missa Solene
De 04/06 a 10/06
19h – Saída das bandeiras, passando por residências de festeiros.
19h30 – Santa Missa Solene

Dia 11/06(Sábado)

07h – Distribuição de carnes aos mais necessitados - Cantina Paroquial
09h – Bando precatório pelas ruas da cidade
12h – Benção do almoço de confraternização do Espírito Santo
19h – Saída das bandeiras da residência de festeiros. Segue em procissão para a Igreja da Matriz.
19h30 – Santa Missa e Ladainha com a Coroação do Imperador

Dia 12/06 - DIA DA FESTA (Domingo de Pentecostes)

06h – Alvorada festiva
09h – Transladação do Resplendor do Divino Espírito Santo da residência dos festeiros, juntamente com o Imperador e seus vassalos para a Igreja Matriz.
10h – Santa Missa cantada
12h – Libertação do preso na Quadra da Matriz
13h – Distribuição de doces para as crianças pelo Imperador na Casa dos Festeiros
17h – Procissão e logo após, Santa Missa de Ação de Graças e anúncio de novos festeiros para 2012.

0 comentários:

Postar um comentário