quinta-feira, 27 de maio de 2010

Inclusão Digital no Brasil


A Inclusão Digital fomentando discussões, mundo a fora.
Referência: http://imasters.uol.com.br/artigo/5004/a_inclusao_digital_no_brasil

A inclusão digital é um assunto muito comentado nos meios de comunicação, e vem sendo discutido no cenário político, fazendo com que ações, projetos e programas sociais sejam elaborados e implantados em diversos países no mundo.

As tecnologias ao longo da história…

Ao longo da história, novas tecnologias têm tido o poder de influenciar o comportamento da sociedade, assim como os telefones, o rádio, a televisão, e agora, com um pouco mais de 1 década, a internet.

Os excluídos na Era da Informação

A nova era que vivemos, a era da informação, possibilita a nós, o uso de diversas soluções digitais eficazes que beneficiam muito o nosso dia-a-dia. Porém, milhões de pessoas são classificadas como excluídos digital, não obtendo acesso às redes de comunicação interativas através de computadores conectados à internet.

As consequências: Desigualdades Sociais

A exclusão digital reflete na sociedade trazendo consequências culturais, sociais e econômicas, visto que a distribuição desigual da tecnologia, acesso a computadores conectados a internet beneficia apenas um determinado número de pessoas. 

Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação”. (Silva Filho, Antônio Mendes de).

Os valores

A inclusão digital basicamente é a iniciativa de fazer com que a sociedade obtenha conhecimento mínimo para utilizar os recursos da tecnologia da informação e de comunicação (TIC), bem como ter e utilizar os recursos físicos, tais como os computadores com acesso à internet.

Iniciativas Governamentais

Muitas iniciativas foram tomadas, dentre uma delas:
o governo tomou a iniciativa de disponibilizar laboratórios de informática nas escolas brasileiras;
e o acesso à internet com banda larga.

Porém, só equipar, não resolve…

Embora o aumento de computadores nas escolas públicas no Brasil venha aumentando a cada ano, a pesquisadora Neide de Aquino Noffs, da Faculdade de Educação da PUC-SP, diz que a inclusão digital nas escolas da rede pública ainda não é uma realidade. "O laboratório de informática existe, mas não é usado com freqüência. Não é uma atividade rotineira para os alunos; não é como a biblioteca, que fica aberta o tempo todo", afirma Noffs.

O que mais é preciso?

Para que a inclusão digital tenha êxito, seria necessário:
a capacitação dos professores para que a aula seja integrada ao uso dos computadores.
→ Alguns exemplos de sucesso são ocorridos em escolas particulares, que contratam monitores que são responsáveis pela manutenção dos laboratórios, estando disponíveis para o acesso aos laboratórios; além disso, os professores têm o auxílio deste para prepararem suas aulas com os recursos.

Os telecentros

Outra iniciativa é o projeto dos Telecentros de São Paulo/SP, que teve seu início nos meados de 2001. A prefeita Marta Suplicy assinou um decreto que permitiu a criação da Coordenadoria do Governo Eletrônico, órgão responsável pelas políticas públicas de inclusão digital; sendo o primeiro telecentro no bairro Cidade Tiradentes.

Um ideal possível:

O acesso à internet deve ser democratizado, visto que é um robusto banco de informações e serviços e deve ser disponível à toda sociedade brasileira.

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