sexta-feira, 9 de abril de 2010

Economia Global Verde – O papel da avaliação de impactos


Mais de 600 experts de 75 países se reúnem hoje em Genébra para discutir os impactos sociais e ambientais da transição para uma “economia verde”.

Os delegados da 30º Conferência Anual da Associação Internacional de Avaliação de Impactos (IAIA), organizada pela UNEP, segmento da ONU responsável pelo meio ambiente, irão discutir sobre 5 setores que foram identificados como as principais oportunidades de investimento verde. São eles: agricultura, indústria, turismo,cidades e transporte.

“Quando eles se encontraram em Bali há dois meses atrás, os ministros de meio ambiente de todo o mundo enfatizaram que todos os impactos referentes a políticas de economia sustentável devem ser avaliados, incluindo os aspectos ambientais, econômicos e sociais,” disse Achim Steiner,diretor executivo da UNEP.

“Profissionais envolvidos na avaliação de impactos consequentemente tem a importante tarefa de fornecer escolhas mais inteligentes e sustentáveis aos seus consumidores e clientes, incluindo o governo, empresas, autoridades locais e sociedade civil: escolhas que podem adequar os investimentos às necessidades locais, nacionais e regionais, enquanto se trabalha com redução de carbono, desenvolvimento de recursos eficientes, erradicação da pobreza e aumento dos níveis de empregamento descente,” Steiner acrescentou.

Um dos principais objetivos da conferência, que foi organizada pela primeira vez por uma agência da ONU, é apresentar as ferramentas e métodos que irão ajudar países a identificar e avaliar quais os tipos de investimento verde mais adequados a cada um.

E por falar em Genébra, Nick Taylor, Presidente da IAIA, disse que os delegados devem compartilhar suas idéias e percepções sobre como a avaliação de impactos pode remeter a uma faixa complexa de problemas globais.

“Um campo crescente do conhecimento, a avaliação de impactos pode identificar as ligações entre investimentos e o meio ambiente, saúde, criação de empregos, diversificação econômica e redução da pobreza. Este fórum veio em um momento no qual há amplo interesse no potencial das avaliações de impactos, então é vital que os experts troquem informações e contribuam para o crescimento do conhecimento,” disse Taylor.


Fonte: http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=1699

0 comentários:

Postar um comentário