sexta-feira, 9 de abril de 2010

TI pode reduzir emissões de CO2


A consultora portuguesa IDC desenvolveu um estudo a ser apresentado no mês de maio, em Lisboa, Portugal, que revelou que a utilização de Tecnologias de Informação (TI) em grande intensidade até 2020 pode reduzir a emissão de gases de efeito de estufa em 25%.

O estudo entitula-se Reducing Greenhouse Gases Through Intense Use of Information and Communication Technology, (Reduzindo Gasdo Efeito Estufa por meio do uso intenso da Tecnologia da Informação e Comunicação, em português). A consultora mostra que será possível reduzir a emissão de 5,8 bilhões de toneladas de CO2 nos países do G20.

A redução resultaria da implementação de tecnologias em quatro áreas responsáveis por grande parte das emissões : Distribuição e Geração de Energia, Construção, Transportes e Indústria.

De acordo com a consultora, o setor da energia é o que tem o maior potencial para a redução de emissões, devido a um recurso de redes inteligentes, smart grids, que permitem o alcance de uma “total integração de fontes de energia renovável altamente distribuídas”.

O estudo aponta também para o desenvolvimento de construções inteligentes, uma melhor otimização das cadeias logísticas e a aposta na gestão inteligente de máquinas industriais.

A apresentação do estudo deverá ser feita no dia 25 de maio, durante a conferência IDC Energy ICT Forum, onde estará presente a co-autora do estudo, Roberta Bigliani.


Fonte: http://blog.ambientebrasil.com.br/?p=1686#more-1686

0 comentários:

Postar um comentário