sexta-feira, 9 de abril de 2010

Jovens brasileiros cada vez mais empreendedores


Com uma boa idéia na cabeça, os jovens têm se aventurado no mundo dos negócios e muitos deles estão tendo bons resultados. É o caso da empresária e jornalista Rachel Bardawil que viu nas sementes da Amazônia, uma excelente oportunidade.

De família acreana, Rachel sempre teve contato com a floresta, mas não pensava que dali, poderia de forma sustentável, conseguir abrir o seu próprio negócio. Ela começou, aos 21 anos, a fazer bijuterias com as sementes da floresta Amazônica valorizando o material daquela região. “Minha preocupação era com a biopirataria, mas aprendi como “apagar” o DNA das sementes e essa virou minha marca registrada”, disse.
A idéia deu super certo. Ela se especializou e se tornou uma designer de jóias conhecida em Brasília, abriu uma loja no shopping mais tradicional da cidade, onde expões suas peças.

A história da Rachel confirma uma pesquisa divulgada nessa terça-feira (6) pelo Sebrae. Segundo o levantamento, dos 18,8 milhões de pessoas à frente dos novos empreendimentos no país, 31,7% são jovens.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é realizada pela London Business School há dez anos em 54 país, incluindo o Brasil. O nosso país foi o que menos sentiu a crise mundial e, segundo os empreendedores pesquisados isso aconteceu graças à atual política econômica do Governo.

O levantamento foi feito com 2 mil pessoas entre 18 e 64 anos, em todas as regiões brasileiras. Nesses dez anos de pesquisa, o Brasil apresentou em média 13% da sua população economicamente ativa empreendendo. Em 2009, essa taxa foi de 15%.

0 comentários:

Postar um comentário