segunda-feira, 12 de abril de 2010

Encontro Nacional de Negras e Negros debaterá políticas para a questão racial


A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores e o Coletivo Nacional promovem o Encontro Nacional de Negras e Negros do PT. O evento será realizado de 16 a 18 de abril, no Hotel San Marco, localizado no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília,DF.

A proposta do encontro é debater políticas públicas voltadas para a questão racial no Brasil.

Segundo a SNCR, diante de todas as conquistas do último período, durante o governo Lula, e o ano eleitoral, o encontro pretende aprofundar questões como a manutenção das cotas raciais na universidade pública, inclusão social e propor alternativas para o combate à fome e à pobreza, que têm como maiores vítimas a população negra.

Dentre as estratégias a serem discutidas estão a inserção do movimento e da militância de negros e negras do PT no processo de discussão interna dos grandes temas que norteiam as bandeiras do PT, além de propor iniciativas que possam contribuir para ampliar as conquistas da população negra e aprofundar a perspectiva de construção de um país socialista, justo e democrático.

Os participantes do evento terão também a oportunidade de propor diretrizes que envolvam a temática étnico-racial no Programa de Governo de Dilma Roussef.

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef, o presidente nacional do PT José Eduardo Dutra, o ministro da Secretaria Especial de Polóticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Eloi Ferreira Araújo , parlamentares e dirigentes deverão marcar presença no evento.

Pontos de pauta a serem debatidos:
- Estratégia de campanha do movimento negro para as eleições de 2010
- Diretrizes de Programa de Governo na temática étnico/racial
- Prioridades do programa de governo do PT para a Promoção da Igualdade Racial
- Qualificar os debates sobre a nova concepção de Brasil a partir das políticas de Promoção da Igualdade Racial
- O diálogo com países africanos e da América Latina: Intercâmbio entre as experiências no combate a racismo e no desenvolvimento de ações afirmativas da África do Sul, Moçambique, Bolívia e Brasil.

Mais informações pelo telefone (61) 3213- 1381 ou no e-mail: combateracismo@pt.org.br

0 comentários:

Postar um comentário