segunda-feira, 26 de abril de 2010

Saiba colher os frutos de uma noite bem dormida


Uma boa noite de sono faz milagre pelo o nosso bem-estar. Embora a natureza nos prepare para dormir todos os dias e por várias horas, nem sempre nosso organismo corresponde a essa necessidade. O resultado: cansaço, ansiedade e até mesmo o mau humor.

Segunda uma pesquisa do médico gaúcho Denis Martinez, cerca de 2% das crianças e de 50% dos idosos têm dificuldade para dormir. Á medida que envelhecemos, os neuro-transmissores que coordenam nosso também envelhecem.

O que pouca gente sabe é que os distúrbios do sono são de origem orgânica e não psicológica, como a maioria das pessoas pensa. Assim como prevenimos outras doenças, devemos tomar cuidado para evitar insônia e outros problemas ligados ao sono.

Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperadtura podem atrapalhar o sono.
Crie seus próprios rituais para dormir. Medite, faça relaxamento, orações ou outra técnica que ajude a aliviar a tensão.
Evite olhar o relógio a cada vez que acordar: este hábito pode piorar uma eventual noite de insônia.
Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procure fazer ginástica até seis horas antes de se deitar.
Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama.
Faça refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir, e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono.
Use a cama apenas para dormir. Nada de ver televisão, ler ou jogar videogame deitado na cama.
Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono.

0 comentários:

Postar um comentário