quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fio Dental


O fio dental é de grande importância porque ele penetra no espaço entre os dentes que a escova não alcança, e em conjunto com a escova propiciam um maior poder de remoção da placa bacteriana.

Utilize corretamente o fio dental:

1. Corte aproximadamente 45 cm de fio e enrole as extremidades nos dedos médios.

2. Use os polegares e os indicadores para conduzi-lo cuidadosamente entre os dentes superiores e inferiores. Evite o contato brusco com as gengivas para não machucá-las.
3. Curve o fio suavemente ao redor da superfície lateral de cada dente, penetrando na linha da gengiva delicadamente. Movimente-o para fora, fazendo com que seja raspada e assim removida a placa bacteriana que a escova não alcança . Lembre-se de limpar cada dente separadamente.

Nota: pequenos sangramentos podem ocorrer no início do uso do fio dental. Com o uso, esses sangramentos devem cessar. Caso contrário, consulte seu dentista.

Importância do flúor
O uso do flúor é muito importante no combate às cáries. Ele inibe a corrosão do esmalte dentário, deixando os dentes mais resistentes ao ataque da cárie, e recompõe esse esmalte quando do início da mesma. Seu uso é recomendado para crianças e adultos. O flúor é encontrado em cremes dentais, enxaguatórios fluoretados ou em forma de verniz e gel para aplicação em consultório odontológico.

Alimentação saudável
A manutenção de uma dieta saudável é extremamente importante para a saúde bucal. Evite, ou ao menos diminua, o consumo das bebidas ou alimentos açucarados, dado o alto valor cariogênico desses produtos. Procure ingeri-los somente durante as principais refeições e a seguir escove bem os dentes.

Nota: a higiene dental também se faz necessária entre as principais refeições. Não se esqueça !!!

Visite seu dentista regularmente
É aconselhável a visita ao dentista pelo menos a cada 6 meses, para que sejam utilizadas medidas preventivas e tratadas possíveis doenças como cáries, doenças das gengivas, bochechas, língua e lábios entre outras.


Fonte: http://odontologika.uol.com.br/fiodental.htm

0 comentários:

Postar um comentário