segunda-feira, 26 de abril de 2010

UNE aprova programa contra privatização e redução de gastos sociais


União Nacional dos Estudantes (UNE) aprovou ontem, no encerramento do 58º Conselho Nacional de Entidades Gerais, um programa em que apoia a continuidade e o avanço de políticas públicas adotadas pelo Governo Lula e propõe o enfrentamento de “políticas de fundo neoliberal”, da “redução dos gastos sociais” e da “privatização do patrimônio estatal”. A entidade evitou declarar apoio a qualquer candidatura presidencial.

“Uma ampla maioria de delegados foi da opinião de que a UNE participe do processo político com independência e apresentando propostas. Serão os candidatos e seus programas que dirão se a UNE defenderá determinadas propostas ou não. Essa responsabilidade, agora, é dos candidatos”, disse o presidente da entidade, Augusto Chagas.

No documento que encaminhará aos candidatos, a UNE defenderá que não haja retrocesso em algumas políticas.

“Nós vamos lutar para que o Brasil não retroceda a determinadas políticas que, na nossa opinião, são negativas. Não queremos, por exemplo, que o Brasil volte a ser conduzido com políticas relacionadas à questão das privatizações, na redução do Estado, como se fazia em discurso de dez anos atrás. Não queremos retrocesso a determinadas políticas na educação brasileira, como era tratada a universidade pública há uma década, que vivia uma situação de absoluto estrangulamento”, afirmou o dirigente estudantil.

Augusto Chagas disse ainda que “a UNE tem consciência de que ainda é preciso avançar muito no Brasil em relação à conquista de direitos fundamentais para a maioria do povo, entre os quais o acesso ao emprego, à moradia, à saúde, à educação. É preciso aprofundar determinadas políticas que foram conduzidas no país e reforçar as políticas sociais”.

Brasília Confidencial (www.brasiliaconfidencial.com.br)

Fonte: http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/nacional-2/une-aprova-programa-contra-privatizacao-e-reducao-de-gastos-sociais-4212.html

0 comentários:

Postar um comentário