terça-feira, 27 de abril de 2010

Ministério da Saúde prorroga prazo para vacinação contra gripe H1N1


Pessoas que perderam o prazo terão até o dia 7 de maio.
Até agora, foram vacinadas 36,9 milhões de pessoas.

O Ministério da Saúde prorrogou em todo o país até o dia 7 de maio o prazo para vacinação dos grupos que já estiveram em outras fases da campanha de combate ao vírus Influenza A (H1N1). Segundo os dados da pasta, já foram vacinadas 36,9 milhões de pessoas contra a doença.

Com a prorrogação, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a dois anos e jovens de 20 a 29 anos têm mais um prazo para tomar a vacina. Pessoas idosas com doenças crônicas também podem tomar o medicamento contra a nova gripe até esta data.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, considerou positiva a adesão à campanha de vacinação até o momento. “Acho que é um número positivo. Se fizer um balanço por grupos, já atingimos 60% da meta até agora. É bom lembrar que a população de 30 a 39 anos ainda não pode se vacinar”.

Segundo o ministro, a expectativa é até o final da campanha vacinar 80% da população incluída nos públicos-alvo, que é de cerca de 90 milhões de pessoas.

Idosos
Temporão esclareceu ainda que somente idosos com doenças crônicas serão vacinados contra a nova gripe. Os outros receberão apenas a vacina contra a gripe comum. Nas regiões Norte e Sul já começou a vacinação para as duas doenças. Nas outras regiões, somente a vacina contra a nova gripe está disponível.

Segundo o ministério, em 2009, morreram 2.051 pessoas vítimas da nova gripe. Cerca de 75% das mortes aconteceram em pessoas com doenças crônicas. Entre as gestantes, o índice de letalidade foi 50% maior que na população em geral. Entre os mortos, cerca de 20% eram adultos de 20 a 29 anos. E as crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença, com 154 casos por 100 mil habitantes. Por este motivo foram escolhidos estes grupos para a campanha de vacinação.


Fonte: http://g1.globo.com/especiais/virus-a-h1n1/noticia/2010/04/ministerio-da-saude-prorroga-prazo-para-vacinacao-contra-gripe-h1n1.html

0 comentários:

Postar um comentário